quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Salada de Peito de Frango Assado

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

Peito inteiro do frango assado
1 maçã verde
1/2 limão
azeitona verde a gosto
1 1/2 colher  de maionese
creme de leite a gosto
tomate cereja a gosto
ameixa a gosto
alface roxa mini

Modo de fazer

Separe o peito do frango assado e corte em fatias finas. Corte uma maçã verde com a casca e misture ao frango. Esprema meio limão. Pique a azeitona sem caroço ao meio e coloque na mistura. Adicione a maionese e o creme de leite e misture bem.

Agora coloque o tomatinho cereja cortado ao meio e a ameixa picada em pedaços somente por cima do creme com frango, sem misturar, para dar uma aparência bem fresca. Enfeite com folhas de mini alface roxa e sirva a seguir.

{Inspiração do Dia}

Créditos: Daniel Cruz

Bancadas de trabalho,  utilizando portas de madeira, balaustres de escada e cavaletes. 
*
{Fica a Dica} Se não conseguir encontrar estes caixotes de madeira, procure um marceneiro de sua confiança e peça para ele confeccionar O detalhe é que se confeccionados com madeira nova e com parafusos,  permitirá sua desmontagem.

Que tal?

Inspirem-se...





PUDIM PRESTÍGIO


Ingredientes
1 envelope de gelatina em pó incolor
150 gramas de chocolate meio amargo picado
1 xícara ( chá ) de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
2 claras batidas em neve
1 pacote de coco ralado ( 100 gramas )
Manteiga
Açúcar

Modo de preparar
Hidrate e dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Derreta o chocolate em banho-maria. Reserve. No liquidificador, bata o leite, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina reservada. Misture as claras em neve e divida o pudim em duas partes. Em uma delas, misture o chocolate derretido e despeje em uma fôrma para pudim, untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Leve a geladeira até começar a endurecer. Na segunda parte, misture o coco ralado e despeje sobre o pudim de chocolate. Leve novamente à geladeira até firmar. Desenforme, decore com raspas de chocolate e coco ralado. Uma dica é servir o pudim com calda de chocolate

Berinjelas gratinadas

*
Você vai precisar da melhor receita de molho de tomate que você tem, fatias de berinjela e queijo… eu ainda usei as ramas da cenoura, bem picada, para dar um saborzinho… que tal???
*
Faça camadas como em uma lasanha e cubra com o queijo… forno, 200°C até gratinar… e pronto!!!!





Noite fria + creme de aspargos


Ingredientes para 10 pessoas – claro que eu não fiz isso tudo, mas segue a receita na íntriga:
1200g de aspargos frescos | 250g de manteiga | 200g de cogumelos tipo shitake | 200g de queijo de cabra | 125g de batata inglesa | 75g de echalotes | 75ml de azeite extravirgem | 5g de tomilho | 5g de manjerona | 5g de ciboulete | 5g de cerofólio (tipo de salsinha que se encontra desidratada no La Palma) | Sal e pimenta a gosto | Ah! Eu usei uns dentes de alho e dei uma refogadinha nos aspargos, tá???
Modo de preparo:
Ferva os aspargos por aproximadamente 15min. Escorra-os e reserve a água de cozimento. Seáre as pontas dos aspargos para decoração. Se possível, guarde as pontas em local aquecido.
Em uma panela, derreta metade da manteiga e adicione 30g de echalotes picadas finamente e deixe-as murchar. Em seguida, adicione os talos de aspargos, as batatas que devem ser cortadas em cubos e deixe conzinhar por 10min na água do cozimento anterior. Quando estiverem cozidos, passe no liquidificador e depois em uma peneira. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Em uma frigideira coloque a outra metade da manteiga e salteie os cogumelos com o restante da echalote, tomilho, manjerona, sal e pimenta.
Tempere o queijo de cabra com a ceboulete que deve ser picada e formar queneles, com a ajuda de duas colheres.
Servir o creme de aspargos, em prato fundo ou em recipientes como esse da foto.
Dica: decore com os as pontas dos aspargos e floquinhos de pimenta.
*


Abobrinha confitada e molho de iogurte


É fácil e rápido… fatiamos uma abobrinha em fatias finas. Você pode usar a faca se tiver habilidade ou um processador ou fatiador manual como a mandolina por exemplo. Em seguida, preparamos uma assadeira antiaderente com azeite de forma generosa, mas na medida certa. Não precisa ser muito e nem pouco. Espalhe a abobrinha formando uma camada única no fundo da assadeira, tempere com sal, pimenta do reino (de preferência moída na hora), páprica doce ou picante e folhinhas de tomilho. Leve ao forno pré-aquecido à 150°C e deixe assar por 30min. Não deixe dourar muito! E dependendo do seu forno pode demorar mais ou menos para ficar no ponto. Tire do forno, deixe esfriar e sirva com um molhinho simples de iogurte.
*
Para o molho de iogurte use suco de meio limão, sal, pimenta, azeite, páprica e tomilho e um potinho de iogurte natural.
É isso gente… sem mistério nenhum!!!


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Figo grelhado com ricota e mel


Ingredientes

4 figos
1/4 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de ricota fresca
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de raspas de limão
suco de 1/2 laranja
1/2 colher (chá) de suco de limão

Modo de Preparo

1. Lave bem os figos sob água corrente. Seque-os com um pano de prato limpo.

2. Numa tábua, corte-os ao meio no sentido do comprimento. Na parte interna de cada metade, pincele com mel e reserve.

3. Na batedeira, coloque a ricota e o açúcar e bata na velocidade alta por 2 minutos até obter uma mistura bem cremosa. Acrescente o creme de leite e as raspas de limão e bata por 30 segundos. Leve à geladeira.

4. Numa panelinha, misture o mel e o suco de laranja e leve ao fogo brando. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até reduzir pela metade. Transfira para um recipiente e, quando esfriar, misture o suco de limão.

5. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto por 2 minutos. Coloque os figos com a parte interna para baixo e doure-os por 4 minutos. Caso prefira usar uma frigideira comum, unte com um pouco de manteiga para o figo não grudar.

6. Divida a ricota em dois pratos. Coloque os figos sobre ela e regue com a calda de mel. Sirva em seguida.

Crema catalana com coco


Para o leite de coco

Ingredientes

200 g de coco fresco ralado (na feira é fácil de encontrar)
2 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo

Numa panela, coloque a água e o coco fresco. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Desligue o fogo. Quando esfriar, coe o leite com um pano de cozinha limpo. À medida que o coco for ficando no pano, vá torcendo este com as mãos, para que o sabor fique mais concentrado.

Para o creme

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar
9 gemas
3 colheres (sopa) de maisena
500 ml de creme de leite fresco
2 xícaras (chá) de leite de coco

Modo de Preparo

1. Na batedeira, coloque o açúcar e as gemas e bata em velocidade alta até obter um creme branco e fofo. Retire a tigela da batedeira.

2. Misture a maisena ao leite de coco e junte ao creme de gemas. Adicione o creme de leite e misture novamente até obter um creme homogêneo. Transfira o creme para uma panela.

3. Leve o creme para cozinhar em banho-maria. Para fazer o banho-maria, coloque a panela com o creme sobre uma panelinha com água fervente. Deixe cozinhar em fogo baixo, com as panelas encaixadas, mexendo o creme sem parar com um fouet (batedor de arame). Uma vez no fogo, não pare de mexer o creme.

4. Quando engrossar, tire a panela do banho-maria e distribua o creme em tigelinhas de louça individuais. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.

5. Antes de servir, polvilhe um pouco de açúcar sobre o creme.

6. Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!

7. Encoste as costas da colher na superfície do creme para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar. Um maçarico de cozinha também pode ser usado para queimar o açúcar. Sirva imediatamente.

Dica

As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um pudim de claras.

Sopa de feijão-branco com camarão e lingüiça


Para a massa folhada

Ingredientes

400 g de massa folhada
1 ovo

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).

2. Com uma faquinha, corte 4 círculos na massa folhada, um pouco maiores do que o diâmetro (boca) da tigela em que a sopa será servida.

3. Coloque o círculo de massa sobre a tigela com a sopa. Fixe a massa, apertando as bordas contra a parte externa da tigela. Repita o procedimento nas tigelas restantes.

4. Numa tigelinha, bata ligeiramente o ovo com 1 colher (chá) de água. Pincele nas massas.

5. Leve as tigelas preparadas ao forno por 25 minutos ou até a massa crescer e ficar dourada. Sirva imediatamente com a sopa.

Para a sopa

Ingredientes

1 colher (sopa) de gordura de porco
200 g de linguiça de porco cortada em cubos de 0,5 cm
6 dentes de alho picados fino
1 cebola média picada fino
1 cenoura média cortada em cubos de 0,5 cm
1 alho-poró (somente a parte branca) cortado em cubos de 0,5 cm
2 tomates cortados em cubos de 0,5 cm
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 1/2 l de caldo de galinha (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
3 folhas de louro
320 g de camarões médios limpos
1 1/2 xícara (chá) de feijão-branco
1/3 xícara (chá) de folhas de manjericão
1 colher (chá) de pimenta-dedo-de-moça picada
2 colheres (sopa) de cebolinha francesa picada
1 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-branca a gosto

Modo de Preparo

1. Leve uma panela grande com a gordura de porco por 3 minutos ao fogo alto. Quando esquentar, doure a lingüiça por 5 minutos. Abaixe o fogo para médio e acrescente o alho e a cebola. Deixe refogar por 5 minutos. Junte a cenoura, o alho-poró e os cubos de tomate. Regue com o vinho branco, abaixe o fogo e deixe evaporar todo o líquido. Acrescente o caldo de galinha, o alecrim, o tomilho e as folhas de louro. Tampe e deixe cozinhar por 25 minutos. Desligue o fogo.

2. Coloque os camarões, o feijão-branco cozido e as folhas de manjericão. Tempere com 1/2 colher (chá) de sal e pimenta branca moída.

3. Em 4 tigelinhas fundas, divida a sopa. Polvilhe cada uma com pimenta dedo-de-moça picada (a gosto) e a cebolinha francesa picada. Regue com um fio de azeite.

Penne ao creme de espinafre com três queijos


Ingredientes

250 g de penne
1 colher (chá) de manteiga
1/4 de cebola picada
1 dente de alho picado
125 g de espinafre picado
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1/2 colher (chá) de páprica doce
1/2 colher (chá) de noz-moscada
100 g de requeijão
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de catupiry
2 colheres (sopa) de creme de leite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela média, coloque 2 litros de água e leve ao fogo. Quando ferver, acrescente o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Reserve.

2. Lave muito bem as folhas de espinafre sob água corrente. Com uma faca afiada, corte as folhas em fatias finas e reserve.

3. Numa panela média, acrescente a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, coloque a cebola e refogue por 2 minutos, mexendo sempre, ou até que fique transparente. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto sem parar de mexer.

4. Em seguida, mexa por 1 minuto a cada nova adição de ingredientes: o espinafre picado, a farinha de trigo e o leite. A seguir, junte a páprica doce, a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo, acrescente os queijos e o creme de leite e mexa novamente.

5. Com uma colher, divida o macarrão em dois pratos. Espalhe o molho sobre o macarrão e sirva quente.

Frango com leite de coco, limão, gengibre e capim-santo


Ingredientes

1 kg de frango com osso, em pedaços e sem pele
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
400 ml de leite de coco
700 ml de caldo de galinha (se for usar cubo, dissolva apenas 1)
1 xícara (chá) de folhas capim-santo ou de erva-cidreira
raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de cebolinha cortada

Modo de Preparo

1. Numa tigela, tempere o frango com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e o suco de limão.

2. Leve uma panela média com o azeite ao fogo médio. Quando esquentar, junte o gengibre e refogue por 2 minutos. Em seguida, misture o alho e refogue por 2 minutos. Aumente o fogo, coloque os pedaços de frango e doure-os por cerca de 5 minutos.

3. Acrescente o leite de coco, o caldo e as folhas de capim-santo ou de erva-cidreira. Quando ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 25 minutos.

4. Retire os pedaços de frango da panela e transfira-os para um prato. Por uma peneira, passe o molho que ficou na panela. Volte o frango e o molho para a panela e leve ao fogo médio. Junte as raspas de limão e a cebolinha. Quando ferver, desligue. Sirva a seguir.

Espaguete ao limão, parmesão e manjericão


Ingredientes

380 g de espaguete
suco de 1 limão
raspas de 1 limão
100 ml de creme de leite fresco
100 ml de azeite
150 g de queijo parmesão ralado
2 punhados de manjericão
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Sob água corrente, lave as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com as mãos, pique as folhas. Reserve.

2. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

3. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa tigela grande, onde o espaguete será servido, junte o suco de limão, o azeite e o parmesão ralado. Com um garfo, misture muito bem até o parmesão dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

4. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com molho e misture bem, cobrindo todos os fios. Junte o manjericão picado e as raspas de limão. Misture mais uma vez e sirva imediatamente. Não polvilhe mais parmesão sobre o espaguete.

Costelinha de porco ao molho de romã


Para a costelinha

Ingredientes

1,5 kg de costela de porco
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 colher (sopa) de mel
1/2 cebola picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Numa tábua, descasque a cebola e pique em pedaços pequenos.

2. Numa assadeira, disponha a costelinha e todos os ingredientes. Deixe marinar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o molho.

3. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta).

4. Retire a costelinha da marinada e os pedaços de cebola que ficaram na carne. Transfira a costelinha para uma outra assadeira sobre uma grade. Leve ao forno preaquecido por 30 minutos.

5. Abaixe a temperatura do forno para 180ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 20 minutos ou até que a carne fique dourada.
Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos.

6. Numa tábua, coloque a costelinha com a parte do osso voltada para cima e corte entre os ossos. Sirva a carne acompanhada do molho

Para o molho

Ingredientes

400 g de músculo limpo
colher (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de óleo
1/2 cenoura
1/2 talo de salsão pequeno
1 cebola pequena
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 l de água
2 colheres (sopa) de xarope de romã
1 colher (sopa) de mel
3 colheres (sopa) de sementes de romã

Modo de Preparo

1. Numa tábua, retire toda a gordura da carne e corte-a em pedaços. Descasque e pique grosseiramente a cebola e a cenoura. Pique o salsão em pedaços.

2. Leve uma panela ao fogo alto. Quando esquentar, coloque o óleo e a carne. Deixe fritar por 2 minutos sem mexer. Vire a carne e deixe fritar. Acrescente a cenoura, o salsão e a cebola, mexa rapidamente. Pare de mexer e deixe cozinhar por 2 minutos. Mexa novamente e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Repita esta operação até que a cenoura e a cebola comecem a ficar douradas. Adicione o extrato de tomate e mexa.

3. Quando o fundo da panela começar a ficar marrom, acrescente 100 ml de água e esfregue o fundo da panela com uma colher de pau, retirando todo o caramelo que se formou. Este processo chama-se deglacear e é fundamental para dar cor e sabor ao molho. Quando a água evaporar e os legumes começarem a fritar novamente, junte mais 100 ml de água e repita o processo acima por mais 4 vezes. Você irá observar que os legumes ficarão marrons. O segredo para um bom molho é ter bastante paciência. Acrescente a água restante e abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos ou até que o molho tenha reduzido 1/3 de seu volume. Retire a panela do fogo.

4. Numa peneira, coloque um pano limpo e despeje o molho. Aperte o pano para que passe todo o caldo possível.

5. Em outra panela, coloque o molho e acrescente o melaço de romã, o mel e a maisena dissolvida em um pouco de molho. Misture bem até que o molho engrosse. Junte as sementes de romã e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire o molho do fogo e sirva com a carne.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jantar Romântico

*
ma dica preciosa pra todas as mulheres é saber preparar um jantar romântico!! Não vale ter só o menu pronto, não!! Tem que saber arrumar todo o ambiente com o máximo de carinho! Olhem que criativa esta mesa 
*
O que achei bárbaro nessa decoração foi a combinação de cores bem difente! Não ficou lindo e alegre a delicadeza do rosa bebê com o tom vibrante de laranja? O máximo e bastante original!
*
E por falar em originalidade, olhem que bacana essa toalha toda feita de fitas de papel crepon! Dá um efeito lindo, criativo e além de tudo barato! Ótima ideia para reproduzirmos em casa!


Decoração boémia inspirada na Ásia

*
Se estás à procura de inspiração para uma decoração boémia, hoje estás com sorte pois preparámos imagens de um fantástico apartamento de inspiração asiática. Os donos desta casa são Thomas Elbaum e Patrick Osterman, dois amantes da cultura oriental. A sua casa reflete o seu espírito boémio e está definida pelas suas muitas viagens a Ásia.
A decoração é composta principalmente por objetos exóticos trazidos da China e Tailândia. Estatuetas, jarrões, peças de cerâmica, pinturas coloridas, etc. Todas estas notas de cor combinam na perfeição com o preto e branco que reina na decoração em geral. O conjunto é um apartamento boémio perfeito de toques contemporâneos


Ideia decorativa para uma cozinha cheia de cor e alegria

*
A Urbanspace Interiors é uma empresa fabricante de móveis. Esta empresa norte-americana dedica-se a vender móveis das principais marcas de design e para fazê-lo expõem os seus produtos nas suas lojas criando diferentes ambientes expondo assim os seus produtos.
Ao ver imagens de uma das suas lojas encontrei uma decoração de cozinha surpreendente que me pareceu muito interessante para compartilhar convosco. Esta cozinha de estilo moderno tem uma vida e uma alegria muito pouco comum para este tipo de ambientes. E por isso é que me pareceu tão interessante.


SALADA DE MANGA COM CAMARÕES


Ingredientes

1 unidade(s) de repolho pequeno(s)
500 gr de camarão cinza limpo(s)
2 unidade(s) de pimentão vermelho médio(s)
2 copo(s) de iogurte natural
1 xícara(s) (chá) de salsinha
3 unidade(s) de manga sem casca(s)
1 colher(es) (sopa) de suco de limão
1 colher(es) (sopa) de molho de pimenta vermelha
1/4 colher(es) (sopa) de sal

Modo de preparar

Tempere os camarões e cozinhe rapidamente, até que fiquem opacos.
Corte finamente o repolho, corte os camarões ao meio e corte as mangas em tiras
Combine os vegetais, a manga e os camarões.
Adicione iogurte, sal, molho de pimenta, salsinha e suco de limão.
Misture bem e deixe na geladeira até a hora de servir.

PÃO SÍRIO


Ingredientes

500g de farinha de trigo
25g de açúcar
15g de fermento de pão
15g de sal
2 colheres (sopa) de óleo
1 ovo.
1 copo de água

Modo de preparar

Coloque numa batedeira ou numa vasilha, 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água.
Faça uma esponja.
Deixe descansar por uns 15 minutos.
Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes.
Faça uma massa bem macia.
Após a massa pronta, faça os modelos em bolinhas de + ou - 70 gramas cada uma.
Coloque em assadeira ou em cima da mesa.
Cubra-as com um pano por uns 15 minutos.
Após este descanso, pegue um rolo, estique a massa numa largura de 8 cm, torne a colocar nas assadeiras ou em cima da mesa.
Deixe descansar por mais uns 30 a 40 minutos.
Depois leve para assar em forno preaquecido.
Sirva em seguida.

MARACUJÁ COM BISCOITO


Ingredientes:

300g de Biscoitos de chocolate recheados
300g de biscoitos Amanteigados ao leite
500ml de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 xícara de açúcar
1 caixa de creme de leite
1 caixa de leite condensado
250ml de suco concentrado de maracujá

Modo de Preparar

Misture o leite com o amido e o açúcar e leve ao fogo mexendo sem parar até ficar cremoso
Acrescente os biscoitos recheados quebrados e misture tudo muito bem.
Coloque num refratário
Quebre o biscoito ao leite cobrindo todo esse creme.
No liquidificador coloque o maracujá o leite condensado e o creme de leite
Bata e cubra tudo.
Leve a geladeira por 4 horas antes de servir.

RECHEIO DE SONHO


Ingredientes

1/2 litro de leite
1 xícara de açúcar
1/4 xícara de amido de milho
4 gemas
essência de baunilha


Modo de preparar

1º Em uma panela, colocar o leite, a gema e o açúcar. Vai mexendo devagar.
2º Acrescente o amido aos poucos até engrossar.
3º Desligue o fogo e misture a essência de baunilha.

ASAS DE FRANGO EMPANADAS


Ingredientes
900 g de asas de frango
Sal marinho
Pimenta branca moída
Sumo de limão
Tomilho
Alho em pó
Dentes de alho picadinho
Pão ralado
Óleo para fritar

Modo de preparar
Tempere as asas de frango com os ingredientes, deixe de um dia para o outro.
Deite o pão ralado para dentro de um saco de plástico, junte as asas de frango, feche o saco e envolva bem.
Frite em óleo bem quente, ponha numa travessa em cima de papel absorvente, para escorrer o óleo.
Passe para uma travessa de ir à mesa, decore a gosto