sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Carne de porco ao molho ao molho de gengibre (Butanikuno shooga Yaki)

Butanikuno shooga yaki

6 bistecas de porco sem osso ou bifes de lombo (4 a 5mm de espessura)
sal e pimenta do reino à gosto

Tarê:
30g de alho
30g de gengibre
100g de cebola
60g de maçã
200ml de saquê
80ml de mirin
100ml de koikuchi shoyu (shoyu tradicional, mais escuro)

Acabamento:
farinha de trigo para pão (creio que pode usar a farinha comum, mas peneire sobre os bifes para que não fique cheio de bolinhas)
45g de banha de porco
120ml de saquê
210ml de tarê
cebolinha branca e verde picadinha

Dê alguns talhos em volta dos bifes cortando os nervos, pois assim eles não se dobrarão ao serem fritos. Polvilhe levemente com sal e pimenta do reino nos dois lados e deixe alguns minutos.

Rale o alho, gengibre, cebola e maçã. Leve o saquê e o mirin ao fogo alto e deixe ferver para evaporar o álcool. Desligue o fogo, junte o shoyu e os temperos ralados. Leve ao fogo médio e deixe ferver. Retire a espuma branca que se formar na superfície. Reserve.

Enxugue com papel toalha os bifes. Coloque-os numa bandeja e polvilhe farinha de trigo nos dois lados. Tire o excesso de farinha.
Aqueça a banha numa frigideira grande em fogo bem forte. Coloque os bifes e deixe fritar até dourar. Vire os bifes, coloque em fogo médio e deixe alourar levemente. Retire o excesso de gordura da frigideira com papel toalha. Em fogo forte, junte o saquê e deixe evaporar o álcool (eu flambei, virando a frigideira de lado até o saquê entrar em contato com o fogo, mas tome cuidado ao fazer isso porque sai um fogo relativamente alto!). Coloque em fogo baixo, tampe e deixe abafado por 1 minuto. Tire a tampa, aumente a chama e espere secar todo o líquido. Quando a carne estiver chiando sobre a gordura novamente, despeje o tarê e deixe aferventar. Coloque numa travessa e cubra com o tarê. Enfeite com as cebolinhas e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário