segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Peixada Pernambucana

*
Para os apreciadores de peixes, segue uma receita tradicionalíssima da cozinha pernambucana, muito indicada para esses dias mais frios.

Por se tratar de um prato mais encorpado e com um certo teor de gordura, sugiro que seja harmonizado com um vinho branco da uva chardonay, com teor alcóolico de, no máximo, 13º Gl, sem passagem por barril.

Ingredientes:

2 postas (aproximadamente 250 g cada) pescada amarela
Coentro a gosto
Cebolinho a gosto
100 g de batata inglesa (uma unidade)
1 tomate grande e maduro
4 dentes de alho
1 ovo
1 unidade de pimentão verde
100 g de repolho
100 g de chuchu (1/2 unidade cortado no sentido do comprimento)
100 g de cenoura
1 cebola
10 g de alho
100 ml de azeite de oliva
Pimenta do reino a gosto
Colorau se houver necessidade
150 g de arroz parboilizado
150 g de farinha de mandioca
Sal a gosto
PROCEDIMENTOS
PEIXADA

Coloque um litro de água em uma panela e acrescente as verduras cortadas em rodelas (a cebola, o tomate e o pimentão). Acrescente o alho picado, a cebolinho e o azeite e o colorau. Quando a água estiver fervendo coloque a cenoura, a batata, o repolho e o chuchu. Cozinhe os ovos à parte (cuidado com o tempo para não ficar escuro). Quando estiverem quase cozidos, coloque o peixe. Deixe cozinhar até ficar macio, no final do preparo coloque o coentro.
PIRÃO

Vai ser preparado com o excesso de caldo da panela. Escorra o caldo com um peneira e vá acrescentando a farinha, sempre mexendo para não empelotar (usar fogo baixo). A consistência é de um pirão mole. Para finalizar pode colocar um pouco de peixe desfiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário