sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nhoque de ricota com espinafre

Nos últimos tempos é raro eu sair para comprar ingredientes específicos para fazer alguma receita. Tenho cozinhado com coisas que já tenho na despensa ou geladeira e olhe lá. Porém assistindo o Edu Guedes preparar este nhoque, soou um alerta vermelho para minhas lombrigas. "Tenho que fazer isso aí!!!", pensei na hora.
Na primeira ida ao supermercado comprei tudo o que era necessário e coloquei a mão na massa.
Não segui as quantidades requisitadas, não queria ficar com sobras disso e aquilo rolando na geladeira mas, no final deu tudo certo e, gente, que delícia de nhoque!!! Adorei!!!
A mussarela na massa dá um puxa viciante a cada mordida no nhoque, por isso, logo que retirá-los do cozimento, sirva imediatamente!!!
A versão original você encontra aqui. Abaixo vai a maneira como fiz aqui em casa:

* xícara medida de 240ml



Ingredientes

1 ricota com cerca de 250 a 300g
100g de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de queijo mussarela ralada
2 ovos jumbo
1 maço de espinafre cozido, picadinho e bem enxuto (esprema bem para tirar todo líquido)
1 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo


Modo de preparo

Amasse bem a ricota com garfo e junte os demais ingredientes. Amasse até ficar com liga e faça bolinhas ou os tradicionais cordões e depois corte em pedadinhos ou coloque em nhoqueira, mas acho que bolinhas ficam mais charmosas. Eu consegui 73 bolinhas de uns 2,5cm. Não precisa nem untar as mãos, a massa é ultra boa para trabalhar. As bolinhas modeladas podem ficar até empilhadas que não grudam, ou seja, ótima pedida para serem feitas com antecedência e cozidas só na hora de servir.
Cozinhe em água abundante e retire conforme as bolinhas forem subindo. Escorra e sirva com molhinho ao sugo basicão temperado com manjericão fresco. Polvilhe queijo ralado e muito bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário