domingo, 30 de outubro de 2011

Creme de cenoura com laranja

Ingredientes para: 4 pessoas

1 litro de caldo de legumes, de preferência feito em casa
500 g de cenouras, cortadas em cubos bem pequenos
100 g de batatas, descascadas e cortadas em cubos bem pequenos
100 g de alhos poró, picados
2 tiras de casca de laranja
4 colheres de sopa de suco de laranja, ou a gosto
sal e pimenta


Para decorar

4 colheres de sopa de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 pedaço de casca de laranja, cortada em tirinhas bem finas

Encorpar este creme com batatas confere ao prato uma textura ave/udada sem a gordura usada em outras receitas tradicionais. Servido quente ou frio, este creme é ideal como entrada em um jantar, em qualquer época do ano.

Tempo de preparo: 15 a 20 minutos, mais o tempo necessário para esfriar e 4 horas para gelar, se servido frio
Tempo de cozimento: cerca de 25 minutos

Modo de preparo:

Coloque o caldo de legumes em uma panela grande e adicione a cenoura, a batata, o alho poró e a casca de laranja. Deixe levantar fervura em fogo alto, removendo qualquer espuma que se forme na superfície. Reduza o fogo para moderado e deixe o creme ferver por cerca de 20 minutos ou até que todos os legumes estejam bem macios.

Retire e descarte as cascas de laranja. Bata o creme no liquidificador ou no processador de alimentos até que se torne uma mistura homogênea.

Se for servir o creme quente, retorne-o à panela lavada. Reaqueça, junte o suco de laranja e tempere. Transfira o creme para as tigelas e acrescente a cada uma delas I colher do creme de leite, espalhando-o na superfície. Polvilhe com a salsinha e as tirinhas de casca de laranja, e sirva imediatamente.

Para servir o creme gelado, deixe esfriar e refrigere por pelo menos 4 horas. No momento de servir, junte o suco de laranja, mexa e tempere. Decore e sirva da mesma forma que o creme quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário